280px-Ceara_Municip_Ararenda.svg_-251x300 O topônimo Ararendá ou Ararena vem do tupi-guarani arara (papagaio) mais nda (lugar, pouso) e significa lugar das araras ou donde se obtém pouso dos papagaios ou das araras. A aldeia dos índios Tabajara chamava-se Ararena, porém o capuchinho francês Claude de Abbeville grafou Ararendá.

Sua denominação original era Canabrava ou Canabrava dos Mourões e, desde 1943, Ararendá.

As terras ao sopé da Chapada da Ibiapaba eram habitadas por diversa etnias, entres elas os Tabajara, Tupinambá, Caratiú.

Ararendá origina-se da aldeia Ararena dos índios Tabajara, aldeia que o capuchinho francês Claude de Abbeville grafou Ararendá. Com a expansão da pecuária e a doação de terras via semarias, na região chegaram famílias oriundas de Pernambuco, que criaram fazendas de gados, que consolidaram o núcleo urbano que atualmente chama-se Ararendá. Provavelmente aqui os jesuítas Francisco Pinto e Luis Figueira hospedaram-se durante suas

tentativas de catequisar os índios da serra da ibiapaba no séc.XVII

Geografia

Clima

Tropical quente semiárido com pluviometria média de 697 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril.

Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de águas de Ararendá fazem parte da Bacia do rio Poti, sendo os sues principais afluentes o rio Diamante e os riachos: da Barriguda ou Ipuzinho, Cana Brava, Itauru e Olho D´água. Ainda exitem açudes de pequeno porte como os: Alto Grande, Carapinima, Itauru, João Pereira, São Joaquim, Siriema e Violete,.

Relevo e solos

As principais elevações são a serra do Cedro, os morros do Tombador, do Benfica e Balixto, o serrote da Lagoa e do Moleque.

Vegetação

Composta por caatinga arbustiva aberta e floresta caducifólia espinhosa.

Economia

Pecuária e agricultura de subsistência. Outra fonte de renda é o comércio e a redistribuição de recursos públicos na forma de benefícios.

Cultura

Os principais eventos culturais são:

  • Festa do padroeiro São Vicente de Paula (18 de julho).
  • Aniversário de emancipação do município(21 de dezembro).