VEÍCULO FUMACÊ INICIA SEGUNDO CICLO DE APLICAÇÃO DE INSETICIDAS EM ARARENDÁ

carro-fumace-ararenda

Até o próximo dia 03 de junho vários bairros de Ararendá e de Lagoa de Santo Antonio que estavam recebendo a visita do carro fumacê estarão recebendo o segundo ciclo de aplicação de inseticidas. O fumacê circula no começo da manhã e no final da tarde, em horários apontados como mais propícios para a presença do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e febre Chikungunya.

A ação é desenvolvida em três ciclos, ou seja, em três semanas consecutivas de acordo com o ciclo de desenvolvimento do mosquito, pois, da picada da fêmea e da maturação do ovo até a formação do mosquito adulto, são passados sete dias.

O carro fumacê deve retornar a cada sete dias para eliminar os novos mosquitos que foram gerados durante a semana anterior. “O ovo dessa semana é o mosquito da dengue na semana que vem”, explicou a coordenação do programa.

Os agentes de endemias continuarão realizando seus trabalhos de visitas nas casas normalmente. O carro fumacê é mais uma metodologia recomendada pelo Ministério da Saúde que visa diminuir o número de casos das três doenças transmitidas pelo Aedes. Em suspeitas de focos de Dengue em casas fechadas ou outras localidades, a população deve ligar para a Ouvidoria Municipal de Saúde, através do número 156.DSCN0205

 

Compartilhe!